Os hinos da harpa cristã desmentem o "arrebatamento secreto".

Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil. Ela foi especialmente organizada com o objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus nas diversas liturgias da igreja: culto público, santa ceiabatismocasamentoapresentação de criançasfuneral, etc. Nele estão escritos hinos que tratam de diversos temas como salvação, oração, libertação e também a segunda vinda de Jesus. Analisaremos aqui os hinos que tratam da segunda vinda do SENHOR Jesus e veremos se em alguns deles a doutrina do “arrebatamento secreto” é relatada. 

  •  34. Milícia de Jesus.

     – Autor/Tradutor: H.M.W – H. Maxwell Wrigth

E os remidos todos verão seu Salvador;
E transformados, todos, serão como o Senhor. (3º estrofe).

  •  48 . O dia do triunfo de Jesus

     – Autor/Tradutor: H.M.W – H. Maxwell Wrigth

Quando lá do céu descendo, para os Seus, Jesus voltar, E o clarim de Deus a todos proclamar, Que chegou o grande dia do triunfar do meu Rei, Eu, por Sua imensa graça, lá estarei. (1° estrofe)
  • 469 – Ao Estrugir a Trombeta. – Autor/Tradutor: P.L.M – Paulo Leivas Macalão


Quando o céu for enrolado e o sol não der mais luz

O meu nome ouvirei Jesus chamar; 

Passarão a terra, o mar, mas permanecerá Jesus, 

Que meu nome vai na glória pronunciar. (2º estrofe)

  • 442 – Breve Verei o Bom Jesus. – Autor/Tradutor: P.L.M – Paulo Leivas Macalão.

Breve no céu, Jesus há de aparecer Em gloriosa luz; todos O hão de ver Naquele dia, então, eu hei de receber De Cristo galardão; oh! que prazer! (1° estrofe).
  • 323 – Levantai Vossos Olhos – Autor/Tradutor: P.L.M – Paulo Leivas Macalão.

Levantai os vossos olhos para cima, Ó remidos do Senhor Jesus! A figueira mostra que se aproxima O verão: Brotos já produz! (1° estrofe)
Ser arrebatado, eu, p’ro céu, quem dera! Pois a Igreja Cristo levará. A figueira está em flor, é primavera, Levantai os vossos olhos já. (4° estrofe)
  • 317 – Jesus Vem Triunfante – Autor/Tradutor: P.L.M – Paulo Leivas Macalão

Como brilha do oriente O relâmpago ao ocidente, Deste mundo voltará do céu, Jesus; Levará Sua Noiva em gozo Ao Seu lado mui ditoso, Para o lar eterno de celeste luz. (1° estrofe)

Jesus vem, vem triunfante, Com Seus olhos chamejantes, Pois Sua face brilhará qual luz do sol! Mui felizes os que clamam. Sua vinda, pois O amam, E no céu, os nomes escritos têm no rol.(3° estrofe)
Jesus vem, qual sol raiando, Este mundo iluminando, A Igreja subirá ao encontro Seu; Na Sua mão traz luz brilhante, Qual estrela cintilante, E os louvores se ouvirão nos altos céus! (4° estrofe)

  • 514 – Em Glória Esplendente – Autor/Tradutor: P.L.M – Paulo Leivas Macalão


Em glória esplendente, na nuvem luzente, Ao mundo virá, outra vez, o Senhor; O santo Cordeiro, que lá no madeiro, Verteu o Seu sangue purificador. (1° estrofe)


  • 525 – Vencendo Vem Jesus – Autor/Tradutor: J.W.H – Júlia Ward Howe

Eis que em glória refulgente Sobre as nuvens descerá, E as nações e os reis da terra Com poder governará. Sim, em paz e santidade Toda a terra regerá: (3° estrofe)

  • 300 – Nossa Esperança – Autor/Tradutor: A.S – Almeida Sobrinho


Jesus, sim, vem do céu, em glória Ele vem! Ecoa a nova pelo mundo além; Oh esperança que a Sua Igreja tem! Dai glória a Deus, Jesus em breve vem! (1° estrofe)

Jesus, sim, vem do céu cercado de esplendor, Aniquilando a corrupção e a dor, Quebrando os laços do astuto usurpador, Dai glória a Deus, Jesus em breve vem! (3° estrofe)

Meus queridos irmãos amados, observem que estes homens de Deus esperavam uma vinda visível do Senhor Jesus e não secreta. Tem muito mais hinos na harpa cristã que retratam a segunda vinda do Senhor Jesus, não vejo necessidade de por todos pois creio que estes já são o bastante para provar que a segunda vinda de Jesus não é secreta.  O arrebatameto vai acontecer, nunca neguei isso neste blog, mas secreto ele não será.

A passagem em Mateus 24:40-41 “Então dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro, duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra” não contém nada que indique um arrebatamento secreto. O fato é que não há nenhuma referência bíblica que apóie o arrebatamento secreto  e nem uma volta secreta de Cristo Jesus. O Novo Testamento ensina que a volta de Jesus será pública e notória. A Escritura não nos deixa em dúvida quanto a visibilidade da volta do Senhor (Mt 24:30; 26:64; Mc 13:26; Lc 21:27; At 1:11; Hb 9:28; Ap 1:7). Embora se use II Pedro 3:10 para apoiar uma vinda secreta de Cristo, as afirmações são incoerente e contraditórias, o texto nos diz : “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas”. Está evidente que o texto e contexto falam DO DIA DO SENHOR. Então por que se pega um pedaço deste texto Virá, entretanto, como ladrão e usa-se para defender o arrebatamento secreto? Além disto os comentaristas das notas de rodapé das Bíblias, dizem que o Dia do Senhor e o arrebatamento secreto são dois eventos diferentes, e no entanto utilizam este texto que fala do Dia do Senhor para defender o arrebatamento secreto. O que entendo aqui é que Jesus usou a metáfora como ladrão para indicar o caráter inesperado do evento e não secreto.

Uma vez que não encontramos qualquer apoio Bíblico para está crença do ” arrebatamento secreto” devemos nos perguntar de onde surgiu então esta idéia. Surgiu no século XIX entre 1800 e 1882 em uma conferência profética na Igreja de Edward Irving (Pastor expulso da Igreja Presbiteriana) quando uma “irmã” teria tido uma visão de um arrebatamento secreto. John Nelson Darby um membro dos chamados Irmãos de Plymouth aceitou a suposta visão como sendo a voz do Espírito Santo. Outros a rejeitaram e por isso houve uma grande divisão entre os Irmãos Plymouth. Darby visitou os EUA por seis vezes para expor seus pensamentos envolvendo a muitos e difundido suas idéias, Porém o maior impacto na divulgação foi com Scofield (1843-1927) com sua Bíblia de referência que foi largamente distribuída e aceita pelos meios conservadores “fundamentalistas” e pelos leigos, como auxílio ao estudo da Palavra de Deus. 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s